sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fixa - Pedal cortado e o manete de freio.
Uma bike fixa é muito interessante, é uma outro conceito de bicicleta.
Primeiramente, você nunca para de pedalar enquanto anda.
As subidas não são problema,  nos locais planos é uma delicia peladar. Mas, nas decidas é um caso a parte. Aprender com os declives.
No inicio, acho que não vou para, uso o freio manual pois com as pernas não vou aguentar. É isso mesmo. Se o pedivela não tem comprimento, pior ainda, você não tem alavanca para contrabalançar a força. Descobre que a força no pedal é inversa. Negativa. Descobre que precisa sair do banco, levar o corpo para frente, aumenta a tração de freio nas pernas, é um outro recurso.
Muita cautela, descubra como se comportar com ela.
pedal cortado
Lembre-se ou vai descobrir de repente e pode não ser muito bom. Repare que o pedal de uma fixa não para de girar, se inclinar demais na curva o pedal pega no solo. Se ficar muito próximo de guias ou daqueles trapézios que demarcam pistas. ou mesmo lateral de lombadas ou redutores de velocidade. Você pode ter o pedal encostando nesses locais, podendo causar acidentes. Porém, isso fatalmente acontece, em pequenas proporções, tanto que uma dia descobri o pedal da minha fixa mais curto. Comecei a analisar o que aconteceu. Com certeza devo que atingido alguma guia e o pedal quebrou. Pensei, pensei, e não tive duvidas, cortei o outro pedal, encurtando a sua base.
Muito bem, como não tenho um pé grande, (39). quis saber como me comporto com o pedal  curto, com isso funciona, será que vou sentir falta. Incrível, está tudo normal. de repente esqueci do evento pedal. 
Manete direito - freio dianteiro

O Manete na roda dianteira. acionado na mão direita do guidão.
Sim, não conheço nenhuma convenção para esta escolha. mas, na pratica nosso braço esquerdo é usado para sinalizar para os carros, pedir passagem. e não pode ser na mão ocupada, precisa estar livre. geralmente pedalamos no lado direito da rua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário